Objetivos

Tornar-se uma instituição de excelência e referência nacional na promoção de ações de ensino, difusão e popularização da Ciência e Tecnologia com ênfase na Astronomia e por meio do uso de planetários, observatórios didáticos, ambientes imersivos e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Contribuir para o desenvolvimento da educação e o exercício da cidadania por meio do ensino, difusão e popularização da Ciência e Tecnologia, com ênfase na Astronomia.

Aprimorar a qualidade e ampliar a quantidade de suas ações educacionais e intensificar sua interação e integração com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento cultural e social.

Melhoria da infra-estrutura física, de equipamentos e recursos humanos do Planetário, incluindo a construção de nova cúpula, com maior capacidade de atendimento ao público, a aquisição, implementação e desenvolvimento de novas tecnologias e recursos audiovisuais em suas salas de projeção e a ampliação do quadro de seus recursos humanos e aperfeiçoamento de sua formação.

Promover, apoiar e fomentar a elaboração, adaptação e aperfeiçoamento de produtos, metodologias e atividades destinados ao ensino e difusão científica de Astronomia e Ciências, especialmente sessões de planetário, oficinas pedagógicas e materiais para utilização em cursos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e de mediadores para atuação em atividades não-formais de difusão e popularização da Ciência e Tecnologia.

Elaborar, manter e desenvolver o Portal do Planetário de Vitória na internet, visando aumentar a divulgação, comunicação e interação do Planetário com o público, incluindo a possibilidade de inscrições e agendamento de visitas on-line, estímulo à realização de atividades pedagógicas integradas à visita ao Planetário, consulta a conteúdos de Astronomia e Ciências, plantão pedagógico on-line, ensino a distância e disponibilização de material de consulta e apoio a cursos presenciais ou semi-presencias para professores da Educação Básica e mediadores de espaços de Educação Não-Formal, na área da Astronomia e da Educação em Astronomia.

Promover, aperfeiçoar e ampliar a realização de atividades de ensino e difusão científica de Astronomia e Ciências para o grande público, estudantes e professores.

Promover e participar de intercâmbios e colaborações, a nível regional, nacional e internacional, com instituições congêneres, pesquisadores, educadores, mediadores e associações que atuem ou apóiem a área da Educação em Ciência e Tecnologia, especialmente a Educação em Astronomia.

Estimular e apoiar a constituição de centros regionais de difusão e popularização da Ciência e Tecnologia em municípios do estado do Espírito Santo, em especial quanto ao desenvolvimento de atividades de ensino e difusão científica de Astronomia.

Visando atingir seus objetivos, o Planetário vem atuado em três vias principais:

– Ampliação e aperfeiçoamento da utilização de espaços de educação não-formais, especialmente de planetários, pela população.

– Promoção e apoio à formação, continuada ou inicial, de professores da Educação Básica e de mediadores de espaços de educação não-formal na área da Astronomia e ciências correlatas.

– Difusão e aperfeiçoamento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Ciência e Tecnologia.

– O Planetário vem buscando desenvolver, em especial, ações que articulem e integrem, de maneira sistêmica, as três vias anteriores.