O Planetário de Vitória e o Núcleo Cosmo-UFES apresentam:

ExpoRup2

Exposição Cultural Itinerante
Astronomia na Arte Rupestre em Minas Gerais

Fotografia: Gustavo Villa

“As pinturas rupestres ou “arte rupestre”, correspondem a uma designação mais ou menos genérica de toda manifestação artística que utiliza a rocha como suporte. Ela engloba desenhos, esculturas, pinturas e gravuras que, longe de “uma arte pela arte”, constitui, de fato, o instrumento das crenças mágicas da arte nas cavernas, e o meio de registrar e comunicar realidades objetivas nas manifestações de cunho esquemático, confeccionadas ao ar livre.

Motivos com representações astronômicas ocorrem com relativa frequência, ficando evidente a importância dos astros para estas populações. Observações celestes estão implícitas também em registros associados a sistemas de marcação de tempo.

O objetivo desta exposição é apresentar fotografias de grafismos rupestres, com motivos astronômicos, registradas em sítios arqueológicos em Minas Gerais. Tais fotografias são resultado de pesquisas de campo realizadas pelo grupo de Astronomia e Astrofísica do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas no período de 2014 a 2015.

Das 140 fotografias retiradas durante a pesquisa, foram selecionadas 38 para exibição em formato A3, distribuídas nos seguintes blocos temáticos: Lua, Vênus, Planetas, Cometas, Sol, Constelações e Estrelas e Contagem de Tempo.

A exposição consiste em um registro fotográfico em vários sítios arqueológicos em Minas Gerais, englobando 14 cidades mineiras: Andrelândia, Carrancas, Carmópolis, Pains, Cocais, Itambé do Mato Dentro, Lagoa Santa, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Buenópolis, Varzelândia, Itacarambi, Januária e Montalvânia.” (Conteúdo de divulgação das obras elaborado pelo autor da exposição)

As obras estarão em exposição no saguão do Planetário de Vitória até 14 de abril de 2023. Horário de visitação:
Até 31 de janeiro: das 14h às 20h.
De 01 de fevereiro a 15 de abril: das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Palestra com o autor: 31 de março às 19h. (Programação mensal)