Antes de solicitar o agendamento, já sabe qual sessão escolher? Abaixo apresentamos as sessões disponíveis para agendamento.
Brincando de Astronáutica
Objetivos: Ciências / Geografia- Apresentar conhecimentos necessários para ser um possívelastronauta;- Conhecer a vida do astronauta no espaço;- Conhecer as grandes viagens do homem ao espaço.
Resumo: Diversas curiosidades que fazem parte do universo infantil em relação à vida do astronauta, seus equipamentos e suas aventuras espaciais serão apresentadas nesta divertida sessão.
Público alvo: Educação Infantil / Ensino Fundamental (1°, 2° e 3° anos)
A Lua e a vida na Terra
Objetivos: Ciências / Geografia- Compreender a influência da Lua no planeta Terra;- Relacionar clima, ciclos biológicos e processos produtivos comas posições relativas entre Terra, Lua e Sol;- Desmistificar mitos que envolvem as diferentes fases da Lua.
Resumo: Nosso satélite natural, segundo astro mais brilhante do céu, entenda suas fases e sua influência sobre as marés que ocorrem em nosso planeta.
Público alvo: Ensino Fundamental (3º ao 5º ano).
As influências da Lua sobre a vida na Terra

Objetivos: Ciências / Geografia – Compreender a influência da Lua sobre o planeta Terra; – Relacionar clima, ciclos biológicos e processos produtivos com as posições relativas entre Terra, Lua e Sol; – Compreender as causas do efeito de maré; – Desmistificar mitos que envolvem as diferentes fases da Lua; – Conhecer as consequências no planeta Terra de uma possível aproximação ou afastamento da Lua.
Resumo: Nosso satélite natural, segundo astro mais brilhante do céu, entenda suas fases e sua influência sobre as marés que ocorrem em nosso planeta.
Público alvo: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e EJA.
Sementes de Esperança
Objetivos: Ciências / Geografia- Compreender a importância da água para a manutenção davida no planeta Terra;- Reconhecer a importância histórica e atual da água e do solopara a manutenção da vida na Terra;- Compreender a dependência dos seres vivos pela água, bemcomo sua utilidade no dia a dia;- Reconhecer a importância da água para a vida;- Identificar os diferentes usos da água (alimentação, higiene,dentre outras possibilidades), fontes, seu processamento e osprejuízos causados pelo seu desperdício;- Incentivar práticas de consumo consciente na sociedade;- Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais paraa manutenção da vida na Terra;- Fazer associações sobre as mudanças do meio ambienterelacionadas à ação do homem e os aspectos social, cultural eeconômico;- Reconhecer hábitos, atitudes e valores voltados para com ocuidado do ambiente, compreendendo-o como um todo dinâmicoe interligado;- Conhecer os agentes poluidores do ar, água e solo,identificando suas fontes, prevenção causas e efeitos;- Compreender a importância do solo e a sua utilização noambiente urbano e rural;- Identificar ações humanas que ameaçam o equilíbrio ambiental(desmatamento, queimada, poluição, utilização desenfreada deagrotóxicos, desperdício de água e de matéria-prima), propondoações sustentáveis.
Resumo: O planeta Terra vive uma crise hídrica e torna-se necessário a conscientização do homem para sua preservação.
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ao 3° ano)
Sistema Solar: Universo na mente das crianças
Objetivos: Geografia/ Ciências- Identificar elementos constituintes do céu durante o dia e anoite;- Reconhecer o Sol como fonte de luz natural e de energiaprimária na produção de qualquer tipo de alimento;- Identificar o Sol como estrela;- Associar estrelas aos outros planetas e galáxias, analisandomodelos de Universo e de sua origem;- Compreender que a Terra é um dos planetas que compõem oSistema Solar, identificando os demais planetas que fazem partedesse sistema;- Situar o planeta Terra no Sistema Solar, na galáxia e noUniverso.
Resumo: Através de imagens reais e animadas podemos conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como: o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas.
Público alvo: Ensino Fundamental (3º ao 5º ano) e EJA (Etapa I).
Sistema Solar: uma viagem entre os planetas
Objetivos: Geografia / Ciências- Reconhecer o Sol como fonte de luz natural e de energiaprimária na produção de qualquer tipo de alimento;- Identificar a importância da energia solar para a vida e oambiente;- Identificar o Sol como estrela;- Associar estrelas aos outros planetas e galáxias, analisandomodelos de Universo e de sua origem;- Compreender que a Terra é um dos planetas que compõem oSistema Solar, identificando os demais planetas que fazem partedesse sistema;- Situar o planeta Terra no Sistema Solar, na galáxia e noUniverso;- Relacionar a rotação da Terra à sucessão de dias e noites,assim como o movimento de translação as estações do ano;- Relacionar clima, ciclos biológicos e processos produtivos comas posições relativas entre Terra, Lua e Sol.
Resumo: Através de imagens reais e animadas podemos conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como: o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas. Uma verdadeira viagem de beleza, curiosidade e conhecimento.
Público alvo: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e EJA.
Quando a Lua tomou chá de sumiço
Objetivos: Geografia / História / Ciências- Identificar as fases da lua;- Perceber a importância da Lua e das estrelas como orientaçãoao homem;- Conhecer e diferenciar estrela cadente e estrela do mar;- Ser capaz de explicar o eclipse lunar;- Identificar a constelação de Órion.
Resumo: Não é segredo para ninguém que, desde que o mundo é mundo, a Lua tem um sem-fim de afazeres que inclui: iluminar a noite dos terráqueos, reger as marés, embalar os namorados, inspirar os poetas… Tudo isso enquanto dá voltas e mais voltas ao redor da Terra.
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 3º ano).
A água e a sua história no Universo
Objetivos: Ciências / Geografia- Compreender a importância da água para a manutenção davida no planeta Terra;- Identificar as transformações físicas da água em seu ciclo nonosso planeta;- Conhecer a composição química da água, estados físicos esuas mudanças;- Identificar as camadas da atmosfera e seus componentes, bemcomo, sua importância para os seres vivos e o planeta;- Reconhecer a importância histórica e atual da água e do solopara a manutenção da vida na Terra;- Compreender a dependência dos seres vivos pela água, bemcomo, sua utilidade no dia a dia;- Reconhecer a importância da água para a vida, identificandoseus diferentes usos (na alimentação, higiene, dentre outraspossibilidades), suas fontes, seu processamento e os prejuízoscausados pelo seu desperdício, incentivando práticas deconsumo consciente na sociedade;- Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais paraa manutenção da vida na Terra;- Fazer associações sobre as mudanças do meio ambienterelacionadas à ação do homem e os aspectos social, cultural eeconômico;- Reconhecer hábitos, atitudes e valores voltados ao cuidadocom ambiente, compreendendo-o como um todo dinâmico einterligado;- Constatar a existência do ar, reconhecendo sua importância namanutenção da vida, associando qualidade do ar com qualidadede vida;- Conhecer os agentes poluidores do ar, água e solo de seubairro e município, identificando suas fontes, sugerindo formasde prevenir suas causas e efeitos;- Compreender a importância do solo e a sua utilização noambiente urbano e rural;- Identificar ações humanas que ameaçam o equilíbrio ambiental(desmatamento, queimada, poluição, utilização desenfreada deagrotóxicos, desperdício de água e de matéria-prima), propondoações sustentáveis.
Resumo: Nesta sessão abordaremos a importância, formas de preservação e uso consciente de um dos maiores recursos naturais do Universo: a água!
Público alvo: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e EJA.
Astronomia Cultural Tupinikim e Guarani
Objetivos: Provocar o olhar sobre o céu de uma forma diferente do que a considerada “tradicional”;- Desconstruir a ideia de uma única cultura, a européia; – Trabalhar com a diversidade e a quantidade de etnias indígenas presentes no Brasil; – Quebrar a ideia de um povo indígena único e homogêneo; – Transmitir a cultura e a história dos indígenas Guaranis e Tupiniquins; principalmente do estado do Espírito Santo, explorando sua relação com os aspectos do céu;- Mostrar diferenças importantes na relação dos povos indígenas e sua cultura com o céu e os astros em comparação com a da cultura ocidental;- Evidenciar a relação que os indígenas estabelecem com o meio ambiente;- Apresentar a noção de pertencimento ao Universo e participação no que ocorre na natureza, estabelecendo relação entre o céu e a Terra e vice-versa.
Resumo: A sessão busca trabalhar com a percepção do céu e dos astros para os povos Guarani e Tupinikim do estado do Espírito Santo. Além de focar na percepção do céu, de seus astros e da influência dos mesmos com a Terra, também visa desconstruir certos olhares para com a cultura indígena, principalmente a ideia de homogeneidade da mesma. Também busca criar uma ligação maior com o céu, mostrando um sentido de integração com a natureza presente na cultura desses povos.
Público alvo: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), EJA e Ensino Médio.
A água no planeta… O que fazer se faltar?!
Objetivos: Ciências / Geografia- Compreender a importância da água para a manutenção davida no planeta Terra;- Identificar as transformações físicas da água em seu ciclo nonosso planeta;- Identificar as camadas da atmosfera e seus componentes, bemcomo, sua importância para os seres vivos e o planeta;- Reconhecer a importância histórica e atual da água e do solopara a manutenção da vida na Terra;- Compreender a dependência dos seres vivos pela água, bemcomo, sua utilidade no dia a dia;- Reconhecer a importância da água para a vida, identificandoseus diferentes usos (na alimentação, higiene, dentre outraspossibilidades), suas fontes, seu processamento e os prejuízoscausados pelo seu desperdício, incentivando práticas deconsumo consciente na sociedade;- Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais paraa manutenção da vida na Terra;- Fazer associações sobre as mudanças do meio ambienterelacionadas à ação do homem e os aspectos social, cultural eeconômico;- Reconhecer hábitos, atitudes e valores voltados ao cuidadocom ambiente, compreendendo-o como um todo dinâmico einterligado;- Constatar a existência do ar, reconhecendo sua importância namanutenção da vida, associando qualidade do ar com qualidadede vida;- Conhecer os agentes poluidores do ar, água e solo de seubairro e município, identificando suas fontes, sugerindo formasde prevenir suas causas e efeitos;- Identificar ações humanas que ameaçam o equilíbrio ambiental(desmatamento, queimada, poluição, utilização desenfreada deagrotóxicos, desperdício de água e de matéria-prima), propondoações sustentáveis.
Resumo: Nesta sessão abordaremos a importância, formas de preservação e uso consciente de um dos maiores recursos naturais do Universo: a água!
Público alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Sessões de planetário presenciais (não disponíveis devido a pandemia de COVID-19)
50 anos do Homem na Lua (EM/EJA/EnSup)
Sistema Solar: Educação Infantil (EI)
Sistema Solar: Universo de Aventuras (3º/4º e 5° anos EF)
Sistema Solar: Uma Viagem entre os Planetas (6º/7º e 8º anos EF)
Sistema Solar: Visão do Universo (9º ano EF e EM)
Reconhecimento do Céu Infantil (EI)
Reconhecimento do Céu (6º ao 9º anos EF e EM)
O Céu de 1500 (6º ao 9º anos EF e EM)
O Eclipse de Sobral e a Relatividade de Einstein (EM/EJA/EnSup)
Sol, Terra e Lua (1º e 2º anos EF)
Sol, Terra e Lua (6º/7º e 8º anos EF)
Terra: O Nosso Planeta! (EI e 1º ano EF)