Instruções para sessões remotas

Durante o período de isolamento, devido à pandemia de COVID-19, todo o atendimento do Planetário de Vitória passou a ser remoto. Reforçamos o nosso compromisso com a Divulgação Científica através de diferentes canais de comunicação on-line como o Instagram, o Facebook, o YouTube e também implantamos as sessões remotas realizadas através de videoconferência.

As sessões remotas possibilitaram encurtar as distâncias entre as escolas e o Planetário de Vitória! Hoje, as nossas sessões atendem com muito mais facilidade várias instituições do interior do Espírito Santo e até mesmo de outros estados!

Preparando uma sessão remota em 4 passos...

1° – Faça o agendamento no site.
Você pode escolher a sessão por tema, mas fique atento à escolaridade do público alvo indicado. Aí é só agendar para a data desejada e preencher as informações da turma.

2° – Verifique o e-mail de resposta!
Você receberá um e-mail confirmando sua solicitação. A equipe do Planetário verificará esta solicitação de agendamento e se estiver tudo certo você receberá um e-mail de confirmação. Após a confirmação do agendamento você já pode criar sua reunião virtual para assistir a sessão remota.

– Faça o seu login no Google.
Abra a página do Google em um navegador de internet e clique em “Entrar” ou “Fazer login” no canto superior direito da janela de navegação.
Digite o e-mail da sua conta institucional (ex: nomedoprofessor@edu.vitoria.es.gov.br) e sua senha. Obs: contas institucionais possuem mais recursos e um tempo maior de reunião.

4° – Crie um evento no Google Calendário
Abra o Google Calendário que está no menu pontilhado do canto superior direito da janela de navegação. Selecione a data da apresentação, abrirá automaticamente a janela de detalhes do evento. Preencha os dados do evento: nome, horário, etc. Ative a opção de reunião virtual com o “Meet” e adicione o Planetário como convidado digitando o e-mail: ccec_pla@edu.vitoria.es.gov.br . Obs: confirme o envio de e-mail para os convidados.

PRONTO!

Sua sessão remota já está criada!

Se os dados da reunião foram preenchidos corretamente, o Planetário de Vitória receberá um e-mail convite com o link da sessão imediatamente após o evento ser criado. Aí é só esperar o dia e horário para curtir esse momento de aprendizado lúdico.

DICA VALIOSA: a turma conseguirá visualizar melhor a sessão se no dia o computador estiver ligado a um projetor, ou a uma tela grande. Uma sala de vídeo ou um auditório pode valorizar ainda mais esse momento.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas! Não deixe-as para última hora pois pode haver problemas que necessitem de horas ou dias para serem solucionados.

Boa sessão!