Artigos de Divulgação Científica

  • Gravidade: Massa atrai massa?
    Gravidade: Massa atrai massa? Existe algum experimento que comprove a atração entre massas? Medir a força gravitacional entre duas massas pode ser bem complicado. Isso porque não seria possível criar um ambiente privado de influências externas para realizar tal experimento. Além disso, a força gravitacional é a mais fraca das quatro interações fundamentais, basta pensar …
  • O ECLIPSE LUNAR TOTAL DA NOITE DE 15-16 DE MAIO DE 2022
    O ECLIPSE LUNAR TOTAL DA NOITE DE 15-16 DE MAIO DE 2022 O Eclipse Na noite de 15 para 16 de maio de 2022, de domingo para segunda-feira, um dos mais belos espetáculos naturais será novamente visível no céu: um eclipse lunar total. O eclipse será visível em todo o Brasil, se as condições meteorológicas …
  • A primeira imagem de um Buraco Negro
    O texto a seguir é uma obra do Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre a primeira imagem feita de um Buraco Negro real. Esta imagem é um marco na história da ciência e fruto da colaboração de vários observatórios ao redor do planeta.  
  • Alguns esclarecimentos sobre o cometa C/2020 F3 (NEOWISE)
     Alguns esclarecimentos sobre o cometa C/2020 F3 (NEOWISE):      23 de julho de 2020   Conforme vem sendo informado, existe a previsão de que o cometa NEOWISE (denominado pelos astrônomos de C/2020 F3) possa ser observado no Espírito Santo, a olho nu, a partir do dia 22 de julho de 2020, até cerca do final do …
  • Trânsito de Mercúrio
    O texto a seguir é uma obra Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre o trânsito de Mercúrio. O PRÓXIMO TRÂNSITO DE MERCÚRIO Oscar T. Matsuura Professor Associado aposentado do IAG/USP Pesquisador Colaborador do MAST/MCTIC Será no dia 11/11/2019. Uma diminuta mancha escura cruzará quase diametralmente o brilhante …