Programação Especial – Julho de 2021

12/07, segunda

Vídeo (11:53): Filmes e Astronomia
https://youtu.be/U6dXoQnDyCE

A partir da análise de alguns desenhos animados, este vídeo tem como objetivo expandir o conhecimento científico das crianças promovendo uma conexão com a astronomia. Alguns elementos ganharão novo significado nesses desenhos após a exibição desta produção do Planetário de Vitória.

Público: Educação Infantil / Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Oficina (16:58): Localização espacial: eu, meu planeta e o Sistema Solar
https://youtu.be/6r1LoGm-EwU

Uma atividade que permite compreender o conceito de localização e compreensão do lugar que estamos em relação ao Sistema Solar. O objetivo é refletir sobre sua posição e a posição de outros objetos no espaço e como nos relacionamos com a sociedade e a natureza. Utiliza papel, cola, lápis de cor, canetinha, cartolina e uma fitinha. A imaginação poderá levá-lo para outros lugares.

Público: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)


13/07, terça às 19h30

Live: BAFO DE BRILHO, com a Profª Drª Victória Flório Pires Andrade
https://youtu.be/onGtefKflR8

Vídeo livro BAFO DE BRILHO (7:17): http://mast.br/bafo-brilho/video-do-livro/

“Bafo de Brilho” é um livro de literatura infantil, publicado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST-RJ), escrito e ilustrado pela professora doutora Victória Flório “para todas as pessoas que pulam bem alto tentando alcançar seus sonhos.” Victória é uma pesquisadora do Universo que sonha, através deste livro, trazer o conhecimento das estrelas nas aventuras de uma perereca bem gulosa e sapeca e de um vagalume interessado pela luz da estrela. Você tem ideia do que pode acontecer quando esses dois se encontram? Venha descobrir conosco!

Público: Educação Infantil / Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano)


14/07, quarta

Vídeo (26:53): Quando a Lua tomou chá de sumiço
https://youtu.be/_asrogsxD8w

A sessão aponta para o imaginário do público infantil a partir da problematização da decisão da Lua de tomar um chá de sumiço ao reclamar que tem um “sem-fim” de afazeres, enquanto dá voltas e mais voltas ao redor da Terra. Diante de sua decisão, o que poderá acontecer no céu quando não vemos a Lua – e também quando ela não estiver lá para ver o que estará acontecendo? Por meio do aspecto lúdico, as crianças terão a oportunidade de compreender os fenômenos da Lua. A sessão é baseada no livro  Quando a Lua tomou chá de sumiço da autora de literatura infantil, Maria Amália Camargo.

Público: Educação Infantil / Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano)

Oficina (11:00): Fases da Lua com biscoito recheado
https://youtu.be/wya6DkeKle4

A Lua é um corpo celeste que encanta a humanidade há milênios em diferentes lugares e culturas. Na literatura destinada ao público infantil, encontramos inúmeras obras que têm a Lua como uma de suas personagens principais, buscando despertar ainda mais o encantamento das crianças pela leitura e deixando-as ainda mais curiosas sobre as questões do universo. Como a Lua é um astro que pode ser observado no céu sem uso de equipamentos específicos em quase todos os dias e noites, queremos compartilhar com as crianças de todas as idades o reconhecimento das fases da Lua, de uma forma lúdica, gostosa e científica, realizando uma oficina utilizando biscoito recheado, pratos, colher, papel, caneta ou lápis, tesoura, régua e fita crepe.

Público: Educação Infantil / Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)


15/07, quinta às 19h30

Live: A EVOLUÇÃO DO SISTEMA SOLAR, com o Prof. Dr. Sandro Ricardo de Souza – SEDU/ES → integrante da 1ª equipe de planetaristas do Planetário de Vitória!
https://youtu.be/FeXZzVyURh0

O Sistema Solar, ao contrário do que sabíamos até pouco menos de 30 anos, cada vez mais nos dá mostra de uma origem bem mais violenta do que supúnhamos. É provável que nosso sistema tivesse um número maior de planetas, que a Terra já tenha sido bombardeada por uma chuva de asteroides e que nossa Lua seja resultado de uma grande colisão entre um outro planeta e o nosso. Ao que parece, nosso sistema passou por inúmeros cataclismos até emergir complexo e harmônico como ele é atualmente. Nesta apresentação, pretendemos mostrar os últimos resultados na área de Astronomia Dinâmica e Astrofísica do Sistema Solar que mudaram nosso conhecimento, nos últimos 30 anos, acerca de como evoluiu nosso sistema.

Público: Ensino Fundamental II / Ensino Médio e Superior, Geral.


16/07, sexta

Vídeo (13:38): Sistema Solar: Universo de aventuras
https://youtu.be/jRod4cTx5gI

A sessão promove uma viagem pelo Sistema Solar. Durante essa viagem é possível visualizar os planetas, as órbitas e suas características e conhecer a Lua como satélite natural.

Público: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Oficina (15:53): Astrolábio caseiro
https://youtu.be/-gYJhxF4Py0

Construção de um modelo simples de um dos instrumentos mais importantes da história da navegação astronômica: o Astrolábio. Fácil de montar, e elaborado a partir de materiais de fácil acesso, como papel, papelão, canudo de suco, linha, cola, fita adesiva e um transferidor de ângulos impresso disponível para download. Com o Astrolábio caseiro é possível medir a altura angular de astros como o Sol, a Lua e as estrelas. É possível também determinar, com um pouco de geometria, a altura de objetos altos como postes, prédios, casas, árvores e até montanhas.

Público: a partir do 6º do Ensino Fundamental, Geral.