ECLIPSE LUNAR TOTAL – 27/07/18

Resultado de imagem para O eclipse lunar de 27 de julho de 2018

O eclipse lunar de 27 de julho de 2018 será um eclipse lunar total, o segundo e último de dois eclipses totais do ano. Neste dia a Lua já nascerá encoberta pela sombra da Terra no horizonte leste. No total, o evento terá duração de quase 103 minutos, se tornando um dos eclipses mais longos dos últimos anos. Para a região de Vitória-ES o eclipse total poderá ser observado desde as 17h20min, quando Lua aparecerá no céu, a leste, até cerca das 18h10min, quando a sombra da Terra desencobrirá a Lua gradualmente. O nosso satélite natural voltará a ficar totalmente iluminado por volta das 19h00min. O fenômeno será visível parcialmente em toda a América do Sul, Europa e no Sudeste Asiático, mas totalmente na África, no Oriente Médio e na Oceania. Segue o link com mais informações sobre o eclipse.

Importante: para que o eclipse possa ser observado, o horizonte leste do observador deverá estar desimpedido, sem prédios, árvores ou nuvens o encobrindo, pois a Lua estará bem baixa, próxima deste horizonte.

O Planetário de Vitória também realizará uma seção de observação aberta ao público para observar o eclipse lunar total do dia 27 de julho a partir de 17h40min (se o tempo permitir a observação). Venha observar este fenômeno extraordinário conosco! Estamos te esperando!


Perdeu a observação do eclipse do dia 27 de julho de 2018? Não se preocupe! O próximo eclipse lunar total será em 21 de janeiro de 2019. Durará 1 h 02 min, e será visível por completo do Brasil! Ou seja, para nós, será um tempo muito maior que o de 2018 (aproximadamente 50 min). Depois disso, o próximo eclipse total de longa duração só poderá ser visto em 2022.

Deixe um comentário