Notícias e Artigos

  • Quer ser um(a) Planetarista?
    O Planetário de Vitória oferece regularmente vagas de estágio pela Prefeitura Municipal de Vitória e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Agora, disponibilizamos uma página de cadastro de candidatos a planetaristas. Os interessados devem responder a um formulário nesta mesma página.
  • Chuva de meteoros
    As chuvas de meteoros são sem dúvidas um dos mais impressionantes eventos que podemos observar no céu noturno. Desde a antiguidade, elas se tornaram eventos de estudo da astronomia, o que pode ser evidenciado pelos diversos documentos que fazem referências a esse fenômeno.  O que são Os meteoros são fenômenos luminosos que podem ser observados …
  • Vaga de estágio no Planetário de Vitória – Janeiro/2021
    Estágio para estudantes da UFES pela Prefeitura Municipal de Vitória Cursos: Física (Licenciatura ou Bacharelado) Exigências: Estudantes cursando entre o 4º e o 6º período (bacharelado) ou 4º e o 8º período (licenciatura), coeficiente mínimo referente ao curso (>5,0). Função: Planetarista;Quantidade de vagas: 3 (vagas) + cadastro de reserva;Período do dia: Matutino, vespertino (cadastro de …
  • Novo endereço do site do Planetário de Vitória
    Seja bem vindo ao novo site do Planetário de Vitória! O antigo site “www.planetáriodevitoria.org” será desativado em breve, mas o conteúdo permanecerá o mesmo nesse novo endereço: www.planetariodevitoria.ufes.br
  • A primeira imagem de um Buraco Negro
    O texto a seguir é uma obra do Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre a primeira imagem feita de um Buraco Negro real. Esta imagem é um marco na história da ciência e fruto da colaboração de vários observatórios ao redor do planeta.  
  • Alguns esclarecimentos sobre o cometa C/2020 F3 (NEOWISE)
     Alguns esclarecimentos sobre o cometa C/2020 F3 (NEOWISE):      23 de julho de 2020   Conforme vem sendo informado, existe a previsão de que o cometa NEOWISE (denominado pelos astrônomos de C/2020 F3) possa ser observado no Espírito Santo, a olho nu, a partir do dia 22 de julho de 2020, até cerca do final do …
  • Dicas de Astronomia Amadora: meu primeiro telescópio.
    Querendo iniciar na Astronomia Amadora? Aproveite as dicas do Planetário de Vitória! Existem, basicamente, dois tipos de telescópios: Os Refratores, que usam várias lentes para fazer a ampliação/aproximação da imagem e os Refletores, que usam um grande (e pesado) espelho côncavo para isso. Na verdade, os telescópios refletores também usam uma pequena lente (às vezes …
  • Top 10 Aplicativos de Astronomia para Celular
  • 10 softwares de Astronomia para computador
  • Astronomia e Astronáutica na WEB
  • Aniversário de 25 anos do Planetário de Vitória
    25 anos do Planetário de Vitória Eu falo mesmo que nós somos feitos das estrelas, o ar que a gente respira, os nossos componentes químicos do universo inteiro nasceram de dentro das estrelas. […] Então é assim muito inspirador a gente lembrar disso, porque a gente na nossa vidinha do dia a dia a gente …
  • Mostra on-line de filmes e vídeos sobre a Libras e Comunidade Surda
    DIA NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – Dia 24 de abril comemora-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, dia em que a Lei da Libras foi sancionada. Para celebrar essa importante data, o Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes/Ufes) organizou uma seleção de filmes e vídeos sobre a Libras e a …
  • Projeto de resolução devido à Pandemia Covid19
    COMUNICADO IMPORTANTE Seguindo as recomendações da Universidade Federal do Espírito Santo, ficam suspensos os atendimentos agendados e abertos ao ao público no Planetário de Vitória a partir de 18 de março de 2020, devido à pandemia do Corona-Vírus (COVID-19). O projeto de resolução referente ao caso foi aprovado em 16 de março de 2020 pela …
  • AtaquesCriminosos
    ATENÇÃO Devido à onda de insegurança que assola a cidade de Vitória nesta sexta-feira 14 de fevereiro de 2020, veiculada pelos principais meios de comunicação locais, o Planetário de Vitória não realizará suas atividades de atendimento aberto ao público conforme previsto na programação mensal. Atenciosamente, Equipe Planetário de Vitória.
  • Aviso 22 de novembro de 2019
    AVISO Em virtude do cancelamento das atividades acadêmicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e atividades gerais da Prefeitura Municipal de Vitória em razão das fortes chuvas no município, o Planetário de Vitória avisa que não haverá atendimento agendado ou aberto ao público nesta sexta-feira 22 de novembro de 2019.  
  • Planeta Higia, o menor planeta anão do sistema solar
    Estudo publicado no “Nature Astronomy”, afirma que o sistema solar tem um novo planeta anão, chama-se Higia, que se encontrar no cinturão de asteroides.  Possui pelo menos 3 condições para se afirmar ser um planeta anão: orbita o sol, a órbita “suja” e ter gravidade própria. E antes da descoberta a Higia se encaixava em duas características, mas com o uso …
  • Trânsito de Mercúrio
    O texto a seguir é uma obra Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre o trânsito de Mercúrio. O PRÓXIMO TRÂNSITO DE MERCÚRIO Oscar T. Matsuura Professor Associado aposentado do IAG/USP Pesquisador Colaborador do MAST/MCTIC Será no dia 11/11/2019. Uma diminuta mancha escura cruzará quase diametralmente o brilhante …
  • Matéria Escura
    O texto a seguir é uma obra Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre matéria escuro. MATÉRIA ESCURA, DE MAIS OU DE MENOS Oscar T. Matsuura Professor Associado aposentado do IAG/USP Pesquisador Colaborador do MAST/MCTIC Introdução Um estudo veiculado em março passado confirmava um resultado anunciado antes, defendendo …
  • Vaga de Estágio no Planetário de Vitória
    Estágio no Planetário de Vitória (vaga pela Prefeitura de Vitória) Curso: Física (Licenciatura ou Bacharelado) Exigências: Estudantes a partir do 2º período, coeficiente mínimo referente ao curso (>5,0). Função: Planetarista. Período do dia: Matutino. Quantidade de vagas: 1 (uma). Atividades: Apresentação de seções ao público, atendimento ao público, oficinas pedagógicas e de divulgação científica, atividades relacionadas …
  • PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DE 2019
    O texto a seguir é uma obra do Prof. Oscar Matsuura, pesquisador e professor aposentado do Depto. de Astronomia da USP, sobre James Peebles um dos cientistas laureados com o prêmio Nobel de Física de 2019. PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DE 2019 Parte 1. James Peebles Oscar T. Matsuura Professor Associado aposentado do IAG/USP Pesquisador …